Porto Alegre, 28 de maio de 2018.
Of. Circular nº 002/2018
Prezado (a) Participante:
Pelo presente comunicamos que o Conselho Deliberativo da FAS/AMP/RS, reunido no dia 24 de maio de 2018, decidiu, acatando proposta da Diretoria, com base em Parecer Técnico Atuarial, implantar, a partir do mês de junho próximo, reajuste de 13,55% nos valores das contribuições mensais.
Esclarecemos que esse percentual é o mesmo autorizado pela ANS para o ano de 2017, tendo em vista que o índice do presente ano ainda não foi divulgado e somente o será após o prazo para a consignação em folha de pagamento das mensalidades relativas a junho/2018. A Agência Reguladora acenou com o mesmo índice de reajuste do ano passado, porém a divulgação somente ocorrerá na 2ª quinzena de junho próximo.
Informamos que, no caso de o índice a ser divulgado pela ANS ser diverso do ora autorizado, faremos o devido ajuste no mês subsequente (julho).
É importante acrescentar que o índice aplicado, e anualmente autorizado pela Agência Nacional de Saúde – ANS, tem como objetivo regular os reajustes de planos individuais; entretanto, a FAS/AMP/RS é Operadora de Plano Coletivo por Adesão, na modalidade de autogestão, e poderia, sob o ponto de vista legal, aplicar índice diverso, considerando a sua própria sinistralidade (relação entre a sua receita e a sua despesa), a qual, no mesmo período, segundo rigorosos cálculos técnicos, superou 15%, em decorrência de sinistralidades com alto custo médico-hospitalar, com participantes do Plano internados em Home Care e UTI, com graves problemas de saúde, por períodos além dos razoalmente previstos. Resolvemos, porém, implantar o menor índice (13,55%, ao invés de 15%) levando em consideração, precipuamente, a situação econômica difícil da quase totalidade dos integrantes do nosso Plano de Saúde, sem reajuste nos vencimentos há mais de três anos, sendo que alguns (Pensionistas) recebem com até quinze dias de atraso.
Também é muito importante informar que, com a autorização da ANS para a FAS/AMP/RS operar plenamente o nosso Plano de Saúde, a partir de 31 de maio de 2017, o aniversário (que corresponde ao mês de reajuste) passou de 1º de março para 1º de junho, ou seja, estamos há quinze meses sem reajustar as mensalidades. Mesmo com o reajuste efetivado temos a plena convicção de que os nossos preços são altamente favoráveis aos Participantes, na comparação com Planos de Saúde similares, que ofertam seus serviços a um mercado altamente inflacionado.
Certos de sua compreensão e cientes da grande responsabilidade de promover e manter a sustentabilidade do nosso Plano de Saúde FAS/AMP/RS, enviamos a todos os nossos votos de consideração, apreço e muita SAÚDE.
VIDA LONGA À NOSSA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE.
Atenciosamente.
Dr. Claudio Bonatto
Diretor Presidente da FAS/AMP/RS